O crescimento da desigualdade em todo o mundo

De acordo com o último relatório da conhecida ONG OXFAM –

Dada a escalada no aumento da concentração de riqueza, a captura de oportunidades e a desigualdade na representação política são uma tendência grave e preocupante.

Por exemplo :
Quase metade da riqueza do mundo é agora propriedade de apenas um por cento da população.
A riqueza dos um por cento das pessoas mais ricas do mundo equivale para US $ 110 triliões.

(o correspondente a cerca de duas vezes o PIB registado na economia global).

Isso é 65 vezes a riqueza total da metade inferior da população do mundo.
A metade inferior da população mundial possui o mesmo que as 85 pessoas mais ricas do mundo.
Sete em cada dez pessoas vivem em países onde a desigualdade económica tem aumentado nos últimos 30 anos.
• O mais rico um por cento aumentaram sua participação no rendimento em 24 dos 26 países para os quais temos dados entre 1980 e 2012.
• Nos EUA, o um por cento mais rico capturou 95 por cento do crescimento pós-crise financeira desde 2009 , enquanto 90 por cento da população tornou-se mais pobre.
Esta concentração maciça de recursos económicos nas mãos de poucas pessoas representam uma ameaça significativa para os sistemas políticos e económicos.

 

Dada a escalada no aumento da concentração de riqueza, a captura de oportunidades e a desigualdade na representação política são uma tendência grave e preocupante. Por exemplo: quase metade da riqueza do mundo é agora propriedade de apenas um por cento da população. A riqueza dos um por cento das pessoas mais ricas do mundo equivale para US $ 110 triliões (o correspondente a cerca de duas vezes o PIB registado na economia global). Isso é 65 vezes a riqueza total da metade mais pobre da população do mundo. Essa metade imais pobre da população mundial possui o mesmo que as 85 pessoas mais ricas do mundo.
Sete em cada dez pessoas vivem em países onde a desigualdade económica tem aumentado nos últimos 30 anos. O mais rico «um por cento» da popluação viu aumentar sua participação no rendimento económico em 24 dos 26 países para os quais temos dados entre 1980 e 2012.
Nos EUA, o «um por cento» mais rico capturou 95 por cento do crescimento pós-crise financeira desde 2009 , enquanto 90 por cento da população tornou-se mais pobre.
Esta concentração maciça de recursos económicos nas mãos de poucas pessoas representam uma ameaça significativa para os sistemas políticos e económicos.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s